top of page

!

Clica no botão abaixo para poderes ver mais informações acerca de alguns cursos da Universidade de Aveiro.

Alguns cursos da UA

indisponível...

!!!

Para veres mais informações acerca dos cursos de todas as universidades e institutos politécnicos portugueses a que podes ingressar, verifica no link abaixo, clicando em "abrir".

DGES - Guias de Cursos

!

Se queres entrar num curso, mas não tens requisitos suficientes para entrar ou pensas que podes vir a não conseguir entrar, eis algumas sugestões que te podem ajudar:

 

1. Procura um curso que, mesmo que não seja da mesma área, tenha uma formação, no primeiro ano, muito semelhante à do curso onde queres ingressar e inscreve-te na segunda fase de candidaturas ao ingresso ao Ensino Superior - para tal deves procurar encontrar cursos na mesma universidade. Por exemplo, cursos de engenharia, no primeiro ano de formação, são quase todos iguais no primeiro ano (fora algumas cadeiras mais específicas dos cursos). Mesmo sem ser engenharias, podes encontrar cursos diferentes que tenham o mesmo ano semelhante. Numa segunda fase de candidaturas, escolhe o curso que pretendes ou, caso não consigas, no final do ano, muda de curso e pede equivalências (terás de ver depois na página da tua universidade como fazer esse processo).

 

2. Escolhe uma lista de cursos que se aproxime da área que pretendes seguir, de forma a que, mesmo que não consigas estudar no curso que queres, estás na mesma área, mas noutra universidade ou com uma formação paralela à que tinhas pensado.

 

3. Não coloques o curso onde queres entrar, mas achas que não consegues entrar, com prioridades abaixo de 1 na tua lista de candidatura - é importante que, mesmo que aches que não consigas entrar no curso que pretendes, tentes entrar nele (a não ser que tenhas mesmo a certeza que não consegues), pois lembra-te que a nota de ingresso que as universidades publicam é referente ao aluno que entrou no ano anterior com a nota mais baixa, pelo que esse valor pode ser muito diferente (quer para baixo, como para cima) no próximo ano.

 

4. Por fim, nunca deixes a tua lista de candidatura com poucas alternativas - se te sentes inseguro acerca da tua entrada na universidade não coloques poucos cursos com receio que fiques num curso do qual depois não consegues sair - isso não acontece, pois terás inúmeras alternativas que podes usar mais tarde, como a mudança de curso (mudar de curso na mesma universidade), a transferência (mudar de curso e universidade) ou até mesmo o reingresso (voltar a candidatares-te na universidade, com os mesmos Exames Nacionais ou novas provas, no ano seguinte). Mesmo que até sintas que vais entrar no primeiro curso, pode ser um erro deixares poucas alternativas na tua lista de candidatura - lembra-te que tens 6 alternativas que podes preencher.

Não tenho nota para entrar no curso que quero. O que faço?

!

Usa esta plataforma para criar discussões acerca das candidaturas. Qualquer comentário menos desejável será removido de imediato. Para poderes escrever, deves criar uma conta no site www.disqus.com ou iniciar sessão com uma conta Facebook, Google+ ou Twitter.

Discussão

bottom of page